sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Apresentação e declaração de meu objetivo

 Saudações a todos os companheiros da blogosfera de finanças brasileira!

Sou funcionário público federal, tenho entre 30 e 37 anos, formado na área de exatas. Passei em um concurso para um órgão federal em algum ano da década passada, pouco depois de ter me formado. Antes disso cheguei a trabalhar dois anos numa empresa, sendo um tempo como estagiário e o resto como efetivado. Não acho prudente dizer mais do que isso sobre mim mesmo. 

Resolvi abrir meu blog para interagir com vocês, após alguns anos comentando (raramente) como anônimo nos blogs do pessoal (eu cheguei a comentar em alguns blogues das antigas, como o do Pobretão, Mobral,...), para falar minhas opiniões sobre esses assuntos de finanças e mundo do trabalho e desenvolvimento pessoal.

Outro motivo para criar o blog: desabafar os perrengues que passo no trabalho (sim, funcionário público também se fode no trabalho, principalmente se for honesto e responsável, conforme mostrarei em futuras postagens) e, talvez, encontrar leitores que se identifiquem com minhas dificuldades (funcionários públicos ou até mesmo ex-funcionários públicos) e trocar uma ideia, tendo em vista que são assuntos geralmente desconhecidos do público em geral.

Espero com este blog também ajudar a desfazer os mitos sobre o serviço público e até mesmo dar uma orientada queles que sonham em passar em um concurso, dando uma perspectiva mais realista sobre o que poderão encontrar quando passarem (com certeza uma abordagem mais sincera do que os depoimentos de aprovados de cursinhos preparatórios)

Meu objetivo financeiro e profissional: largar o serviço público (sim, isso mesmo) e/ou atingir a Independência financeira para não precisar mais ser obrigado a trabalhar,  e encontrar um trabalho onde eu encontre significado no que eu faço (isso ou passar em um concurso público para alguma atividade-fim do serviço público e nunca mais trabalhar nas atividades-meio)

Vejam bem: eu não quero parar completamente de trabalhar: o que eu quero é trabalhar em alguma coisa com significado - imaginem que porcaria atingir a IF com... digamos, 40 anos de idade, e passar o resto da vida vendo filmes, coçando o saco, cuidando da casa, etc. seria uma vida de m*rd@ na minha opinião. Deve ser muito triste chegar no leito de morte e pensar "pois é... passei meus últimos 50 anos de vida vendo TV... assisti 200 séries, vi 800 filmes, e ri muito vendo vídeos no you tube. Ah, viajei pro exterior umas dez vezes."

Um dos principais problemas no serviço público (falando pela minha experiência) é justamente este: ausência (ou quase ausência) de significado no trabalho. Outro problema, que abordarei neste blog e também é um dos motivos para eu ter vontade de largar tudo é este: a imensa dificuldade de se trabalhar, por causa das infinitas restrições impostas pelas leis - quem é servidor da área de finanças públicas e/ou de licitações sabe do que estou falando. Em suma, as inúmeras normas a serem seguidas dificultam em muito a vida do funcionário honesto e não impedem os corruptos de fazerem seus esquemas, e isso é muito frustrante. 

Em futuros posts falarei mais aprofundadamente a respeito disso tudo. Minha intenção é postar uma vez por semana. Às vezes pode ser que poste mais, mas sinceramente eu não sei se terei tanto assunto assim... Vamos ver no que dá! Rs

Para fechar a minha apresentação, para mim IF = R$ 2,5 milhões em patrimônio (ações, FIIs, LTN, imóveis para aluguel, sem incluir imóvel próprio para moradia) e/ou R$ 8K mensais de renda passiva, que permitam pagar minhas contas e ainda sobra para aportar - sinceramente,  eu não acredito em taxa segura de retirada - TSR - acho muito perigoso, porque coisas como custo de vida e inflação não são facilmente previsíveis...

Até a próxima, soldados do milhão! Fui!

4 comentários:

  1. Fala Funcionario,

    "...sim, funcionário público também se fode no trabalho, principalmente se for honesto e responsável..." Um anseio de mundo que tenho é, seja no corporativo privado ou público, é isso um dia acabar, onde vá reinar a meritocracia, o empenho, a força de vontade de cada um... Torço muito e faço minha parte para isso!

    enfim, bela iniciativa do blog, sucesso na caminhada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, One!!!
      Sucesso para nós, soldados do milhão!

      Excluir
  2. Opa, legal, seja bem vindo, já te adicionei pra acompanhar pois sou um desses que esta na mesma situação.

    Sobre se aposentar aos 40, essa visão que vc descreveu realmente é fraca, de só fica em casa fazendo nada, tem muita coisa pra vc fazendo mesmo aposentando cedo, eu por exemplo pretendo meter o pé na estrada e viver viajando com baixo custo, com 3 ou 4k por mes vc consegue viver feliz 1 ou 2 meses em cada país.

    Outros podem fazer trabalhos mais significantes pra eles sem remuneração, como voluntariados, educação de crianças, natureza, tem muita coisas. A gente tem essa visão de fica em casa fazendo nada pq geralmente é oq a MAIORIA das pessoas aposentadas querem fazer, mas não podemos nos limitar a isso.

    Não sei qnt tempo vou durar no serviço público, não tem medo de sair, só tenho medo de não me encontrar e eu to na busca disso por enquanto.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou tentando me encontrar, amigo. Enquanto isso, vou fazendo meu pé de meia, mantendo o custo de vida no mínimo possível para aportar mais e acelerar a jornada pra IF. Abçs

      Excluir

A imoralidade da proibição de ser empresário

Boa noite, amigos!  Andei sumido, meio sem inspiração para escrever aqui... Faz parte do jogo, eu acho.  Uma das regras mais estúpidas do fu...