sexta-feira, 7 de agosto de 2020

O serviço público não é aquela maravilha que todos pensam

 Boa noite, amigos

Até hoje as pessoas têm aquela imagem estereotipada dos funcionários públicos que vem desde....sei lá..... da década de 50-60(?), aquela imagem de funcionários que saem antes do horário todo dia e só ficam o dia inteiro conversando, tomando cafezinho e jogando paciência. Concordo que hoje em dia ainda tem alguns dinossauros nas repartições que agem quase dessa maneira, mas como o apelido sugere, geralmente são a galera mais velha e são poucos, quase extintos. Do pessoal que entrou mais recentemente, a grande maioria não é assim. Infelizmente sempre têm os vagabundos inúteis que pensam que "passei no concurso = me aposentei". Enfim, a existência dos vagabundos, jovens ou velhos, dificulta em muito a vida dos que querem trabalhar, e esse é um dos meus problemas. 

Crime de abandono de função – entenda o que é! - Direitos Brasil
no serviço público alguns trabalham assim....


Ser atarefado não é o mesmo que produtivo; saiba se é um ...
...e por causa disso, outros trabalham assim.

Modéstia a parte, eu sou responsável e me preocupo em "merecer meu salário", mas quando eu dependo do trabalho feito por algum desses encostados, eu sofro muito, primeiro porque demora muito para chegar até mim e eu fazer a minha parte do processo, e quando chega, geralmente chega em cima da hora, quase no fim do prazo (e prazos são coisas cobradas de maneira pesada nas leis, principalmente os que se referem a pagamentos, pensões, atender ordens judiciais... falarei mais sobre isso em futuros posts). Outro motivo do sofrimento é que eu não posso jamais confiar 100% no trabalho feito por alguém irresponsável, então preciso conferir tudo, ler com calma e, dependendo dos erros que eu encontrar, refazer muitas coisas. Por causa destas coisas eu geralmente saio bem depois do expediente (sim, isso também existe no mundo dos funças, não é privilégio dos guerreiros da iniciativa privada....) e isso é ainda mais frustrante do que na iniciativa privada, porque no serviço público você um cara encostado ganhando a mesma coisa que você só que trabalhando bem menos e saindo no horário. Eu me sinto mal e frustrado com isso.

Outra coisa bizarra da administração pública: você pode ser punido (leia-se: pagar multas) por seus erros mesmo tendo errado de boa-fé (ou seja, sem corrupção, sem malandragem, sem ser de propósito... você errou simplesmente porque... errou, e errar é humano e todos erram): seguindo a lei ao pé da letra, você verá que é exigida a perfeição em todos os seus atos, e na falta de algum artigo disciplinar para enquadrar seu erro, você sempre pode ser enquadrado no que eu chamo de "artigo coringa": negligência. Isso acontece na iniciativa privada também (quando um chefe inventa um motivo para te mandar embora ou te dar esporro), mas saibam que no serviço público isso também pode acontecer, não é uma "profissão sem riscos", ao contrário do que geralmente é propagado por aí.... Enfim.... 

Para mim, só tem duas vantagens no serviço público: a principal é a "estabilidade" (que durará só enquanto o governo puder pagar os salários... não sou mais um iludido que acredita que isso vai durar para sempre) e o salário mais alto que a média da iniciativa privada (mas nem todos os cargos pagam bem... as pessoas de fora geralmente odeiam todos os funças por causa disso, mas na verdade é uma pequena elite da União que realmente ganha bem - 90% dos funças são do baixo clero: professores de escolinha municipal, servidores de pequenas prefeituras, servidores estaduais, que na verdade não ganham tão bem assim, vejam os editais desses concursos e terão uma ideia), e digo mais: na verdade essas duas vantagens agem como uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo que são coisas boas, elas também prendem o funcionário público numa coisa que eu chamo de "gaiola de ouro": te deixam com medo de tentar outras carreiras, outras profissões, porque você tem medo de perder a "estabilidade" e o salário acima da média para se arriscar num negócio ou trabalhando numa empresa. Então, mesmo que sua qualidade de vida no trabalho não seja boa (chefe chato, colegas puxadores de tapete, colegas encostados, tarefas estressantes... isso tudo infelizmente existe em qualquer lugar, mesmo na menor das repartições públicas não se iludam!), você se sente preso a ela, com medo de perder as vantagens, e corre o risco de ficar "preso" no trabalho até se aposentar (se conseguir se aposentar, né, porque eu aposto que daqui a uns 5 anos vai ter outra reforma, e depois outra,.... enfim, vocês entenderam). É isso que eu estou tentando reverter na minha vida. Estou tentando correr atrás do prejuízo e me encontrar em outra carreira. Será que vou conseguir? 

Até a próxima, companheiros de jornada! Rumo ao milhão! 

13 comentários:

  1. Gostaria de merecer meu salário, mas meu cargo é calmo demais na maior parte do tempo

    O pior é q nem tenho ânimo pra tentar algo q pague mais, pq deve ter mais aporrinhacao, sem falar no tempo inútil memorizado artigos de lei é coisas assim pra passar na prova

    Não reclamo pq não tenho nem motivo pra isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, Scant! Você tem sorte, pelo visto. Sugiro que aproveite a tranquilidade para estudar alguma coisa que te agregue valor.

      Excluir
    2. ja passei por varios
      nao e sorte, foi planejamento. sorte foi passar na prova

      Excluir
  2. Fala Frustado, tudo bom?

    Cara, post muito legal e falando a real, sinto exatamente isso que vc descreveu no meu trabalho. Uma das coisas que eu mais acredito é que somos a média das pessoas a nossa volta, mesmo que saindo um pouco da curva e o ruim do funcionarismo públicos é que as pessoas as nossas volta geralmente são esse cotoco que todo mundo fala, mesmo vc dando o seu máximo e não sendo reconhecido por causa disso. O ideal é não ficar se comparando, não ficar vendo que eles sairam mais cedo e vc ficou até tarde pq isso vai te envenenando aos poucos.

    Concordo com a gaiola de ouro e tento me safar dela, mas antes de querer fazer algo do lado de fora e sentir o medo de dar certo ou não eu quero primeiro descobrir o que eu quero, questão de autoconhecimento mesmo, pq não tenha essa visão e determinação que muitos tem por aí pra tomar essa decisão.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso coragem mesmo, meu amigo. Eu só sei que não quero voltar a trabalhar em empresas... Ou eu passo em outro concurso para uma atividade fim, ou eu viro microempresário, autônomo, sei lá. E enquanto isso, vou aportando o que posso. Quem sabe a gente não consigue escapar da gaiola de ouro? Abçs

      Excluir
  3. Seguindo vc...Mtos acham que ser FP é só maravilha.. Estão enganados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Gari! Acho que esqueci de te add no blogroll, mas já vou colocar lá! Adoro seu blog

      Excluir
  4. Essa questão da estabilidade não é bom pra ninguém, nem para o funcionário público. Mar calmo não faz bom marinheiro. As pessoas produzem o seu melhor quando tem algum desafio.
    Serviço público não é pra ser maravilhoso mesmo, já existe essa onda de concurseiros mesmo com essas situações apontadas, imagina se fosse excelente então. Os melhores cérebros do país deveriam produzir bens e serviços que realmente façam evoluir a sociedade, em vez de apenas sugarem o dinheiro do pagador de imposto.
    Quanto aos problemas citados com o horário ou rendimento dos colegas: rapaz, se preocupe com o seu serviço bem feito e não se importe se fulano ou ciclano estão rendendo o mesmo ou não. Se você é gerente ou diretor destes funcionários, use suas atribuições para solucionar o caso. Se é peão, isso não é problema seu.
    Na situação de ficar até mais tarde no serviço, provável que o errado seja você. Aperfeiçoar o uso que faz do tempo pode enquadrar suas atividades no horário de expediente. Caso o problema seja excesso de serviço, tá fazendo mais do que o necessário. Tem que fazer o humanamente possível. Se tem coisa demais pra pouco funcionário, aí não é problema seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus pela estabilidade.

      Muito melhor q trabalhar feito um escravo pra ganhar uma miséria como a grande maioria dos trabalhadores brasileiros

      Os melhores cérebros do país ganham salário mínimo a vida toda

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Pois é bem como eu escrevi... estabilidade é uma faca de dois gumes, e funciona como a "gaiola de ouro" que eu falei. É muito bom não se preocupar com demissão, mas ao mesmo tempo ela nos faz perder muito do "olho do tigre".
      Então... eu tenho uma função mediana no meu órgão, com responsabilidades maiores que as de um peão mas sem muita autoridade, então fica difícil. Posso até ter excesso de zelo (admito) e isso me faz sair tarde, mas só assim para eu ficar tranquilo com as minhas responsabilidades.

      Excluir
    4. se é excesso, é desperdício
      desperdício só garante perdas: de tempo, dinheiro etc
      se não é excesso e tá saindo tarde: tá na hora de delegar alguma coisa

      Excluir
  5. Vou te adicionar, Guilherme. Seu blog foi feito para ajudar pessoas a estudarem mat fin?

    ResponderExcluir

A imoralidade da proibição de ser empresário

Boa noite, amigos!  Andei sumido, meio sem inspiração para escrever aqui... Faz parte do jogo, eu acho.  Uma das regras mais estúpidas do fu...